Weby shortcut

Modelo Preditivo iGovTI Ajustado

Atualizado em 20/01/20 15:55.

A partir de 2010, o Tribunal de Contas da União (TCU) criou o índice de Governança de TI (iGovTI).Este índice se preza a refletir de forma ampla a situação de Governança de TI da Administração Pública Federal (APF).

Assim, tendo como parâmetro principal o índice de Governança de TI (iGovTI) do TCU, foi desenvolvido um modelo preditivo como ferramenta para melhorar a maturidade de Governança de TI das organizações na APF.

O modelo preditivo aqui proposto se presta a auxiliar o processo de formulação de estratégias que deverão subsidiar a tomada de decisão da TI em como aplicar os recursos disponíveis da instituição nas variáveis (práticas) de TI, que devem permitir o aprimoramento dessa área, indicando as melhores alternativas, de acordo com o modelo preditivo, das organizações no rumo aos seus objetivos de governança e gestão de TI.

Definitivamente, não é um fim em si mesmo e muito menos uma solução ótima para a solução dos problemas de governança de TI na APF.

Contudo, ele permite que se faça inferências sobre o que o ocorre quando alteramos o resultado futuro de uma ou mais variáveis incluídas pelo modelo.

O seu valor está no fato de permitir aos gestores que se realize análises preditivas para situações futuras e, se bem utilizada, pode orientar, juntamente com outras análises, aonde e como investir os recursos a serem destinados a TI.

Vale ressaltar que os dados analisados aqui se resumem a dados do Poder Executivo Federal.

Este modelo preditivo está disponível em https://igovti.seti.ufg.br/.

 

* Estas informações são parte integrante do artigo "MODELO PREDITIVO PARA GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL", publicado nos anais do 14° Congresso Brasileiro de Sistemas, disponível em http://www.isssbrasil.usp.br/ocs/index.php/cbs/14cbs/paper/view/289

*Para maiores informações sobre o índice de Governança de TI (iGovTI) do TCU acesse https://portal.tcu.gov.br/fiscalizacao-de-tecnologia-da-informacao/atuacao/perfil-de-governanca-de-ti/